ENTREVISTA

 
Carmen Figueiredo
“Eu queria que todos vocês entendessem que meio ambiente não é bicho nem planta. Meio ambiente é tudo e todos.”
(Carmen Figueiredo)
Qual foi seu primeiro livro? Como você virou uma escritora?
Leia comentário da Evelyn!Meu primeiro livro foi sobre o fogo: “Cadê a vida que estava aqui? O fogo queimou.”. Antes deste livro para o público infanto-juvenil, eu já tinha escrito algumas cartilhas sobre prevenção aos incêndios florestais, só que para adultos.
Na verdade nunca pensei: “Vou ser escritora”. Aconteceu. Depois de muito  viajar pela Amazônia, observei que os estudantes de lá não têm livros feitos para eles sobre a realidade deles, porque vocês sabem que a Amazônia é diferente de São Paulo que é diferente do Nordeste. 
Cada região do Brasil tem alguma coisa de diferente das outras. Vai desde o jeito de falar, coisas para comer, até a vegetação. Por isso decidi escrever alguma coisa para eles a partir da realidade deles e também ajudar que outros estudantes do Brasil pudessem conhecer alguma coisa da Amazônia.
Quando você começou a se interessar por ecologia?

Quando eu fui morar no Mato Grosso e comecei a trabalhar com populações indígenas. Desde então eu tenho aprendido que sem água, ar puro e terra boa para plantar, é a gente mesmo quem vai sofrer. Por isso é preciso cuidar... porque se não cuidarmos, pode faltar logo logo.
Qual será o seu próximo livro?
Meu próximo livro vai ser sobre as espécies ameaçadas de extinção do Brasil. Vai ser um livro com CD, com jogos e outras surpresas!
Vocês sabiam que tem plantas e animais que correm o risco de desaparecer e que outros já desapareceram e só podemos vê-los em fotos?
Você faz outras coisas, além de escrever?
Faço muitas coisas. Continuo viajando para Amazônia para ajudar em projetos que protejam o meio ambiente de maneira que o homem possa aproveitar tudo de bom que tem na natureza, só que de forma a não estragar.
Que mensagem você gostaria de passar para os nossos internautas?
Eu queria que todos vocês entendessem que meio ambiente não é bicho nem planta. Meio ambiente é tudo e todos. É nossa qualidade de vida hoje e garantia de seu futuro.
O que cada pessoa pode fazer para ajudar a salvar o planeta?
Isso é fácil: sabe aquele papel de bala que está na sua mão? Não jogue na rua, jogue no lixo. Faça uma campanha em seu bairro e escola para que o lixo seja reciclado. Assim, por exemplo, vamos precisar derrubar menos árvores para fazer papel, se o papel que já foi utilizado for reciclado.
Uma coisa muito importante é a água. Você já imaginou como a gente viveria sem água? Pois é, não dá. Por isso temos que cuidar para não poluir os rios e não desperdiçar água em casa.
Bem, como vocês viram, para salvar o planeta basta que cada um de nós lembre que é possível ajudar com atitudes que parecem pequenas, como jogar um papel de bala no lixo. Mas pense: se milhões de pessoas jogassem um papel de bala na rua todo dia, em pouco tempo não teria lugar para ninguém andar na rua.
Você gostaria de receber desenhos e mensagens sobre ecologia dos nossos internautas?
Para que endereço eles devem mandá-los?
Eu adoraria receber desenhos e mensagens de todos vocês. Inclusive gostaria de levar os desenhos e mensagens para os estudantes da Amazônia para que eles conheçam melhor toda essa turma.
Se você quiser perguntar alguma coisa para um estudante da Amazônia, eu posso enviar sua carta para um deles e pedir para que seja respondida. O que você acha?
Pode me enviar por e-mail: mcgfig@uol.com.br
Ou para o endereço:
Carmen Figueiredo
SQS 107, Bl.”E”, apto. 304
Brasília – DF – CEP: 70.346-050
Qual é seu autor infantil preferido?
Acho que vocês vão concordar comigo. Apesar de termos grandes escritores infantis aqui no Brasil, tem um que é o pai de todos: Monteiro Lobato.
Que livro dele você recomenda para os leitores do Divertudo? Por quê?
Um, não... vários! A deliciosa coleção do Sítio do Picapau Amarelo!
IR À LIVRARIA! IR À LIVRARIA! IR À LIVRARIA!
Quer ler os livros da Carmen Figueiredo?
Você pode fazer o download (grátis) dos dois livros que ela já publicou. É só clicar nas capinhas deles. Vale a pena!
CLIQUE!
Cadê a Vida que Estava Aqui? O Fogo Queimou.
CLIQUE!
Peixe ou Boi?

Novembro de 2002

CLIQUE PARA LER OUTRAS ENTREVISTAS
Leia as outras entrevistas que o Divertudo já fez com escritores muito legais.
Clique na maquininha de escrever.

ENVIE ESTA ENTREVISTA A UM AMIGO. ELE VAI GOSTAR!
CLIQUE.

Baú de BrincadeirasBaú de
Brincadeiras
Será Ilusão?Será
Ilusão?
Como se faz?Como
se faz?
Jogos VirtuaisJogos
Virtuais