ENTREVISTA

 
Carmen Figueiredo
“Eu queria que todos vocês entendessem que meio ambiente não é bicho nem planta. Meio ambiente é tudo e todos.”
(Carmen Figueiredo)
Qual foi seu primeiro livro? Como você virou uma escritora?
Leia comentário da Evelyn!Meu primeiro livro foi sobre o fogo: “Cadê a vida que estava aqui? O fogo queimou.”. Antes deste livro para o público infanto-juvenil, eu já tinha escrito algumas cartilhas sobre prevenção aos incêndios florestais, só que para adultos.
Na verdade nunca pensei: “Vou ser escritora”. Aconteceu. Depois de muito  viajar pela Amazônia, observei que os estudantes de lá não têm livros feitos para eles sobre a realidade deles, porque vocês sabem que a Amazônia é diferente de São Paulo que é diferente do Nordeste. 
Cada região do Brasil tem alguma coisa de diferente das outras. Vai desde o jeito de falar, coisas para comer, até a vegetação. Por isso decidi escrever alguma coisa para eles a partir da realidade deles e também ajudar que outros estudantes do Brasil pudessem conhecer alguma coisa da Amazônia.
Quando você começou a se interessar por ecologia?

Quando eu fui morar no Mato Grosso e comecei a trabalhar com populações indígenas. Desde então eu tenho aprendido que sem água, ar puro e terra boa para plantar, é a gente mesmo quem vai sofrer. Por isso é preciso cuidar... porque se não cuidarmos, pode faltar logo logo.
Qual será o seu próximo livro?
Meu próximo livro vai ser sobre as espécies ameaçadas de extinção do Brasil. Vai ser um livro com CD, com jogos e outras surpresas!
Vocês sabiam que tem plantas e animais que correm o risco de desaparecer e que outros já desapareceram e só podemos vê-los em fotos?
Você faz outras coisas, além de escrever?
Faço muitas coisas. Continuo viajando para Amazônia para ajudar em projetos que protejam o meio ambiente de maneira que o homem possa aproveitar tudo de bom que tem na natureza, só que de forma a não estragar.
Que mensagem você gostaria de passar para os nossos internautas?
Eu queria que todos vocês entendessem que meio ambiente não é bicho nem planta. Meio ambiente é tudo e todos. É nossa qualidade de vida hoje e garantia de seu futuro.
O que cada pessoa pode fazer para ajudar a salvar o planeta?
Isso é fácil: sabe aquele papel de bala que está na sua mão? Não jogue na rua, jogue no lixo. Faça uma campanha em seu bairro e escola para que o lixo seja reciclado. Assim, por exemplo, vamos precisar derrubar menos árvores para fazer papel, se o papel que já foi utilizado for reciclado.
Uma coisa muito importante é a água. Você já imaginou como a gente viveria sem água? Pois é, não dá. Por isso temos que cuidar para não poluir os rios e não desperdiçar água em casa.
Bem, como vocês viram, para salvar o planeta basta que cada um de nós lembre que é possível ajudar com atitudes que parecem pequenas, como jogar um papel de bala no lixo. Mas pense: se milhões de pessoas jogassem um papel de bala na rua todo dia, em pouco tempo não teria lugar para ninguém andar na rua.
Qual é seu autor infantil preferido?
Acho que vocês vão concordar comigo. Apesar de termos grandes escritores infantis aqui no Brasil, tem um que é o pai de todos: Monteiro Lobato.
Que livro dele você recomenda para os leitores do Divertudo? Por quê?
Um, não... vários! A deliciosa coleção do Sítio do Picapau Amarelo!
IR À LIVRARIA! IR À LIVRARIA! IR À LIVRARIA!

Novembro de 2002

CLIQUE PARA LER OUTRAS ENTREVISTAS
Leia as outras entrevistas que o Divertudo já fez com escritores muito legais.
Clique na maquininha de escrever.

ENVIE ESTA ENTREVISTA A UM AMIGO. ELE VAI GOSTAR!
CLIQUE.

Baú de BrincadeirasBaú de
Brincadeiras
Será Ilusão?Será
Ilusão?
Como se faz?Como
se faz?
Jogos VirtuaisJogos
Virtuais